15 ANOS DE ESTAÇÃO ESPACIAL CONTADOS EM 15 GIFS

  Como ontem, dia 2 de novembro de 2015, a Estação Espacial Internacional fez 15 anos, achei que seria mais justo fazer a primeira postagem desse blog sobre ela! 

1. A Estação Espacial Internacional foi montada no espaço
  De 1998 a 2011, cinco diferentes agências espaciais representando 15 países, montaram a Estação Espacial Internacional, a maior estrutura já construída no espaço. Hoje seres humanos ainda vivem e trabalham no laboratório orbital. O dia 2 de Novembro de 2015 marca o 15º aniversário da presença humana contínua a bordo.

2. A tripulação da Expedition 1 chega
  Comandante William Shepherd, da Expedition 1, celebra com seus colegas cosmonautas Sergei Krikalev e Yuri Gidzenko quando eles aparecem na câmera pela primeira vez, em 2 de novembro de 2000.

3. 11 de Setembro de 2011
  Comandante Frank Culbertson, da Expedition 3, foi o único americano vivendo fora do planeta em 11 de setembro de 2001. Ele capturou da Estação Espacial essa imagem do fatídico dia.
  A estação espacial oferece uma vista única para a observação da Terra. Tripulantes da estação podem observar e coletar imagens de eventos que vão se desenrolando, o que pode ser uma função importante ajudando equipes de emergência a saber quais são as áreas mais necessitadas durante desastres naturais.

4. O braço robótico constrói a estação peça por peça
  O Modulo Experimental Japonês, ou Kibo, é instalado na estação espacial em 3 de junho de 2008. Kibo significa "esperança" em japonês, e é o maior módulo da estação espacial único.

5. Primeira tripulação com 6 pessoas
  A primeira tripulação com seis pessoas na estação espacial se reúne para uma conferência de imprensa em 29 de maio de 2009. Porque ela era composta por astronautas da NASA, CSA, ESA, JAXA, e Russia, está foi a primeira e única vez que todos os parceiros internacionais foram representados na estação espacial ao mesmo tempo.

6. Setor comercial visita a estação
  O braço robótico da estação espacial captura a espaçonave Dragon da SpaceX durante seu voo de demonstração em 25 de maio de 2012, tornando-o o primeiro veículo comercial a atracar na estação espacial.

7. Tocha Olímpica vai em uma caminhada espacial
  Cosmonautas russos Sergey Ryazanskiy e Oleg Kotov trazem a tocha Olímpica para fora da estação espacial durante uma caminhada espacial em 9 de novembro de 2013. A tocha viajou para a estação como parte do revezamento da tocha olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi, na Rússia. 

8. Teste de fogo no espaço
  O astronauta Reid Weisman capturou uma esfera flutuante de fogo observado durante o experimento Flex-2 na estação espacial em 18 de julho de 2014. As descobertas podem conduzir a melhores motores aqui na Terra.

9. Aurora
  Aurora é uma das vistas favoritas dos astronautas da estação. O espetáculo é resultado de partículas vindas de ventos solares estáveis energizadas na atmosfera ou erupções gigantes conhecidas como ejeções de massa coronal.

10. Nascer do Sol
  Astronautas veem 16 nascer e pôr do sol todos os dias, pois a estação circula a Terra a cada 90 minutos.

11. Bolhas de Água
  Em microgravidade, líquidos flutuam livremente em formas esféricas, mas quando em contato com outros objetos, a tensão superficial domina sua forma.

12. Caminhada Espacial
  Astronautas Terry Virts e Barry "Butch" Wilmore capturam a primeira filmagem GoPro de uma caminhada espacial em 25 de fevereiro de 2015. Até o momento, 189 caminhadas espaciais foram realizadas para construir e manter a estação espacial.

13. Relâmpagos
  Relâmpago é outra visão deslumbrante vista de 250 milhas acima. O astronauta Terry Virts descreve isso como "uma performance majestosa que inspira temor e respeito".

14. Via Láctea
  Quando passando sobre o lado "noturno" da Terra, a Via Láctea é sutilmente visível da estação.

15. Astronautas dos EUA comem o primeiro alface crescido no espaço
  Astronautas Scott Kelly, Kjell Lindgren, and Kimiya Yui provam pela primeira vez alface  cultivado e colhido no espaço pela NASA. em 10 de Agosto de 2015.


Texto traduzido de: NASA
Revisor Star Stuff: Luis Felipe Vieira

Um comentário: